Yoga

Yoga

O yoga é uma disciplina que envolve o corpo e a mente e pode ser praticado por praticamente qualquer pessoa.

A palavra yoga, apesar da sua origem indiana, já entrou no vocabulário da maioria dos povos e o yoga é praticado por milhões de pessoas em todo o Mundo.

O termo yoga vem do sânscrito e é geralmente traduzido por união, a forma de unificar o corpo, a mente e o espírito. O yoga tem origem na Índia antiga e estima-se que as suas origens datem de há cerca de 5000 anos.

Apesar de algumas pessoas pensarem que o yoga é um tipo de ginástica oriental ou um desporto, tal não é verdade; o yoga é uma disciplina que envolve o corpo e a mente e pode ser praticado pela maioria das pessoas; na realidade, a sua prática pode e deve ser adaptada às necessidades e condição individuais de cada um.

Uma sessão típica de yoga consiste numa sequência de asanas ou poses físicas; as asanas permitem que se tenha uma maior consciência do corpo, podendo assim trabalhar nas áreas mais necessitadas. Cada postura tem passos essenciais para ser executada devidamente e é mantida durante mais ou menos tempo, conforme o nível de prática e vitalidade de cada pessoa.

As asanas melhoram a postura, fazendo com que a coluna vertebral fique mais flexível com uma consequente melhoria da circulação sanguínea e da circulação linfática. Os órgãos internos são massajados, a digestão processa-se melhor e o prana (termo utilizado no yoga para definir a energia vital ou energia electromagnética) flui duma forma mais suave e eficaz.

O yoga pode ser bastante eficaz no alívio de problemas como hipertensão, colesterol elevado, enxaquecas, asma, obstipação, diabetes, dificuldades respiratórias, sintomas associados com a menopausa, varizes, dores de costas e muitas doenças crónicas.

Inerente também à prática do yoga são o pranayama e a meditação. O pranayama consiste em técnicas respiratórias que ajudam a oxigenar o sangue, a acalmar o espírito e a focar a mente. A respiração é feita pelo nariz e considerada absolutamente essencial para que a prática seja correctamente efectuada.

A meditação é geralmente praticada no final duma sessão, particularmente quando se deseja adquirir um grau de relaxamento mais elevado. Com a meditação, o praticante vira-se para si mesmo e adquire uma maior tranquilidade e paz de espírito.

A prática duma sessão de yoga pode durar de 20 minutos a duas ou mais horas e pode ser extremamente extenuante ou bastante ligeira conforme o grau de dificuldade da sessão e o tipo de yoga praticado.

O yoga pode ser praticado por todos mas se tiver problemas de coluna ou uma condição de saúde muito precária é conveniente discutir o seu caso pessoal com um instrutor qualificado ou mesmo fazer um check-up médico.

Dada a divulgação que tem sido feita a esta técnica milenar é relativamente fácil encontrar instrutores de yoga em praticamente todo o país. Certifique-se de que este tem as qualificações adequadas para que a prática seja correcta.

Vocabulário de yoga:

Asana – uma das posturas ou posições utilizadas no yoga

Bhkati Yoga – Escola de Yoga que ensina o caminho da devoção e amor a Deus ou Espírito Universal

Dyana – o termo utilizado para meditação

Hatha Yoga – Escola de yoga que utiliza posturas, técnicas respiratórias e meditação. É o tipo de yoga mais utilizado e tem diferentes subdivisões. Entre outras destacam-se o Iyengar Yoga (com ênfase estrito na forma e no alinhamento) e o Ashtanga Yoga (uma técnica muito mais vigorosa, com sequências fluidas de posturas de hatha yoga, permitindo uma purificação também através do suor e da respiração profunda).

Jnana Yoga – Prática e desenvolvimento da sabedoria e conhecimento

Karma Yoga – Escola de yoga que enfatiza a caridade e serviço aos outros assim como a não agressão, com o intuito de obter paz e uma consciência mais aberta

Meditação – Técnicas para ajudar a relaxar a mente e o corpo

Pranayama – técnicas respiratórias utilizadas no yoga

Raja Yoga – Escola de yoga que enfatiza a meditação, simplicidade e desapego de assuntos mundanos.

Tantra Yoga – Caminho do desenvolvimento da consciência através de rituais religiosos, incluindo a sexualidade que é considerada sagrada e vital

Yogi – praticante de yoga

Share this post